Páginas

domingo, 14 de junho de 2015

Título: Análise das condições de trabalho em uma empresa no setor de frigorífico a partir de um enfoque macro ergonômico.

Autor do resumo: Lucas Braghetto.

O problema: Foi identificado vários problemas nas condições de trabalho dos funcionários do frigorifico, tais como queda na produtividade, estresse, insatisfação e depressão, causados por condições inadequadas de trabalho, falta de equipamentos adequados, dentre outros fatores.
Fatores de natureza ergonômica: força excessiva, alta repetitividade de um mesmo padrão de movimento, posturas incorretas dos membros superiores, incluindo fatores ambientais com frio, vibração, ventilação e ruídos, má adaptação do mobiliário, falta de manutenção em equipamentos e ferramentas, má concepções de postos de trabalho, exigência física desnecessária em função da disposição ou das dimensões de equipamentos e instrumental de trabalho.
Demandas ergonômicas relacionadas ao posto de trabalho, tais como dificuldade no acesso de bota térmica, falta de organização do rodizio de cadeira, problemas na afiação das facas e reduzida quantidade de cadeiras ergonômicas.
Demandas ergonômicas físicas, tais como desconforto ocasionado pela presença do frio, ruído e ventilação na sala de corte.
Sendo um dos fatores principais, a pressão excessiva da chefia na cobrança da produtividade.

Ferramenta: “DM” (Design Macro ergonômico).

A solução: Foi aplicado a ferramenta DM (design macro ergonômico), para corrigira os problemas de fatores de natureza ergonômica e também foi aplicado o uso de equipamentos de EPI (equipamento de proteção individual) para que os funcionários tenham uma segurança e não se lesione nas suas demandas diárias.
Com relação a pressão diária das chefias, foi criado um processo de treinamento para que os mesmos supervisionem as condições de trabalho dos funcionários e o uso dos equipamentos. Assim os funcionários com boas condições de trabalho e equipamentos revisados, não havia a necessidade de uma cobrança excessiva, pois os mesmos estavam tendo um aumentando em sua produtividade.

Autor: Eduardo Becker Delwing.
Dissertação submetida ao programa de pós-graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário